/ 10.2024
Pra contextualizar, sabemos que mundo anda meio saturando de informações, ofertas, anúncios o tempo todo. Então se destacar no meio desse abarrotamento de conteúdo é uma tarefa bastante difícil, envolvem questões técnicas, estratégicas e conhecimento do público.
No meu livro “Como o Branding impacta negócios e mercado” eu explico como o Branding transforma posicionamento, estratégias claras e consistentes em valor percebido.
Nele eu abordo também como o posicionamento e a reputação de uma marca impactam diretamente no financeiro das organizações.
Mas o foco deste conteúdo é explicar como o Design e o universo visual e verbal de uma marca é responsável por diferenciar e impactar através da curiosidade e da percepção do seu público.
Então vamos refletir um pouco…
A identidade visual vai além da estética; ela é o aspecto “físico” da “alma” de uma marca e um reflexo profundo de seu propósito e valores. Meio filosófico isso não?
Mas vamos lá, vou explicar melhor.
A identidade visual não é apenas um conjunto de logotipos, cores e fontes, mas sim uma ferramenta estratégica que molda a percepção pública e direciona a comunicação da empresa. Neste sentindo, conseguimos explorar alguns aspectos importante do design e como ela afeta a comunicação da marca e como um alinhamento cuidadoso que pode transformar o relacionamento com o público.
A primeira impressão que o público tem e é o fio condutor que une algumas das interações do seu público com a marca. Ela é composta por elementos visuais como logotipo, paleta de cores, tipografia e imagens, que juntos formam a representação gráfica da marca. Mas seu impacto vai muito além do visual; ela é a linguagem não-verbal da empresa, comunicando seu caráter, valores e mensagem de maneira instantânea.
Imagine entrar em uma loja ou em um evento, uma empresa que se preocupa com o ambiente, decoração, etc, e ser imediatamente envolvido por uma atmosfera visual incrível. “CARACA, que olha só isso, que lindo, que super diferente”… Esse é o efeito de uma identidade visual bem estruturada. Quando todos os elementos visuais estão alinhados e são usados de forma consistente, eles criam uma experiência de marca coesa que facilita a comunicação eficaz. Essa consistência ajuda a construir confiança e credibilidade, porque o público percebe a marca como mais organizada e profissional.
A comunicação é um aspecto crucial de qualquer estratégia de marketing e branding. Uma identidade visual forte e bem definida facilita a compreensão da mensagem da marca de maneira eficaz. Ela atua como um guia visual que direciona como a empresa se apresenta em todos os pontos de contato com o público, desde materiais promocionais e redes sociais até embalagens e o ambiente físico.
Uma identidade visual consistente ajuda a garantir que todas as mensagens e campanhas sejam reconhecidas instantaneamente, reforçando a identidade da marca em cada interação. Isso é especialmente importante em um mercado competitivo, onde a capacidade de captar e manter a atenção do público é fundamental.
Ela não só afeta a comunicação externa, mas também molda a experiência interna do cliente. Falamos isso acima, ela é a forma como os clientes percebem e interagem com a marca e como ela pode ser profundamente influenciada pelos elementos visuais. Por exemplo, um design de loja que é esteticamente agradável e que reflete a identidade da marca pode criar uma experiência de compra memorável e positiva. Da mesma forma, um site bem projetado e visualmente coerente melhora a experiência do usuário e aumenta a satisfação do cliente e ajuda na conversão (não é o único fator mas ajuda) de leads, vendas em seu site, e-commerce.
Pense na gestão da sua marca como um investimento, porque é, e a identidade visual e comunicação como um ativo. ok?
Eles não gera renda imediata, leva um tempo para seus rendimentos darem o devido lucro. Certo?
Investirem uma boa estratégia de marca e em identidade visual é investir no sucesso a longo prazo da marca.
Além disso, uma identidade visual forte pode abrir portas para novas oportunidades de negócios. Ela pode atrair investidores, parceiros e clientes que se identificam com a marca e seu propósito.
Em um cenário onde a percepção da marca é tudo, garantir que sua identidade visual comunique sua missão e valores de maneira eficaz é um diferencial estratégico.
Se você tem alguma dúvida e/ou gostaria de investir na identidade visual da sua empresa. Fale com nossa equipe.
Agora, entendida essa parte, te convido a pensar em dois pontos.
Como você enxerga sua marca?
Como seus clientes enxergam sua marca?
Texto:
David Belk
Comunicação e Consultoria de Marca:
David Belk, Victor Leal